5000 metros

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

5000 metros, também chamada de maratona de pobre, é a menor competição de corrida de longa distância que consiste numa corrida de 5 quilômetros, sendo esta distância algo como uma maratona bem foleirinha e sem nenhum glamour das provas de velocidade, por isso as pessoas que competem nesta prova são chamados de fudidos.

Este tipo de corrida não requer apenas velocidade pura, mas muita resistência e capacidade de oxigenação dos músculos, por isso quanto menos ossos e músculos mais rendimento um atleta consegue ter numa competição dessas, logo os corredores raquíticos da Etiópia, do Quênia e do norte africano possuem uma vantagem natural e domínio histórico nesta competição, tanto que o campeonato mundial desse tipo de corrida é chamado de "disputinha entre quenianos e etíopes".

História[editar]

Há registros na Grécia Antiga da prática de maratona para frescos, quando atletas amadores de fim de semana tinham plena convicção de que poderiam correr uma maratona de 40 quilômetros, mas não conseguiam completar nem 1/8 da prova, já prestes a sofrer algum ataque cardíaco de tão mortos de cansaço, então para estes frescos foi criado esta corridinha de 5 quilômetros.

No século XIX esta distância era vista na corrida de cavalos, mas no País de Gales miserável não havia cavalos ali para competir, então pessoas tinham que correr, e haviam muitas apostas para isto.

A distância de 5000 metros foi incluída nos jogos de Estocolmo 1912. Até a Segunda Guerra Mundial a prova foi dominada pelos chamados Pinguins Finlandeses que ganharam tudo nesse começo. Com o tempo, porém os africanos tomaram conta desse esporte porque possuem a vantagem de terem três pernas.

Por muitos anos as mulheres disputavam a prova dos 3000 metros, que foi abolida apenas nos Jogos de Atlanta 1996 quando elas também passaram a correr 5000 metros. Nenhuma mulher normal, claro, consegue concluir esta prova, somente as semi-esqueléticas.

Regras[editar]

Grupo de maratonistas fracassados tentando a sorte na prova dos 5000 metros.

Não há muito o que dizer das regras disso. Se uma pessoa tem duas pernas e nenhum problema cardíaco ou de obesidade, ela deve apenas correr pra caralho 5 quilômetros e chegar na frente dos outros.

Recordistas[editar]

Homens[editar]

Tempo Atleta País
12:37.35
Kenenisa Bekele
Bandeira da Etiópia Etiópia
12:39.36
Haile Gebrselassie
Bandeira da Etiópia Etiópia
12:39.74
Daniel Komen
Bandeira do Quênia Quênia
12:46.53
Eliud Kipchoge
Bandeira do Quênia Quênia
12:46.81
Dejen Gebremeskel
Bandeira da Etiópia Etiópia
12:47.04
Sileshi Sihine
Bandeira da Etiópia Etiópia

Mulheres[editar]

Tempo Atleta País
14:11.15
Tirunesh Dibaba
Bandeira da Etiópia Etiópia
14:12.88
Meseret Defar
Bandeira da Etiópia Etiópia
14:14.32
Almaz Ayana
Bandeira da Etiópia Etiópia
14:15.41
Genzebe Dibaba
Bandeira da Etiópia Etiópia
14:20.87
Vivian Cheruiyot
Bandeira do Quênia Quênia
14:23.75
Tatyana Kazankina
Bandeira da Rússia Rússia
v d e h