Desciclopédia:Wikificação

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Ajuda:Wikificação)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Desciclopedia.png
E
s
s
e
n
c
i
a
l
Manual do Desciclopediano
Os dez mandamentos
Como ser engraçado
e não apenas idiota
Regras
B
á
s
i
c
o
Introdução
Página de testes
Wikificação
Utilizar HTML/CSS
Adicionar imagens, vídeos e áudios
I
n
t
e
r
m
e
d
i
á
r
i
o
Convenção de títulos
Criar tabelas
Mover e redirecionar páginas
Adicionar/criar categorias
Adicionar uma predefinição
Criar uma predefinição
S
o
c
i
a
l
Páginas de discussão e arquivamento
Página de usuário
Personalizar assinatura
Criando o seu status
Conheça os fóruns
G
e
r
a
l
Solução de problemas
Guia Prático da Wikipedia
Fórmulas Matemáticas
Outros


Wikificação é tudo que envolve deixar o artigo no padrão wiki. Por exemplo, organizar bem os assuntos em seções, colocar links internos como esse, usar códigos HTML (negrito, itálico, riscos) corretamente, etc.

Vendo a inúmera quantidade de material imprestável em português na Desciclopédia, resolvemos fazer este artigo prestável para que iniciantes retardados se sintam iluminados a criarem seus artigos.

Crystal Clear app xmag.pngDica: Use o botão "Mostrar previsão" na hora de editar, que fica do lado do botão "Salvar alterações", pra ver como o layout do artigo está ficando.

Introdução do artigo

Primeiramente, não crie uma seção == Introdução == para o artigo. É totalmente desnecessário, pois é evidente que aquele texto inicial é a introdução. Se não, todos os artigos teriam uma seção de introdução, sacou?

Todo artigo da Desciclopédia deve ter uma introdução do que se trata. O nome do artigo na introdução, na primeira vez que aparece, sempre deve ir em negrito (sobre esses códigos, você verá mais informações no tutorial de HTML e CSS mais adiante). A introdução não precisa ter cinquenta linhas, é apenas pra deixar o leitor à par do que o artigo está falando.

Veja um exemplo de boa introdução:

Pena de morte, também conhecida como "pena capital" ou simplesmente "aquela pena que manda o condenado comer capim pela raiz", é basicamente um tipo de sentença que costumam dar aos presos quando se cansam deles e decidem encurtar o seu caminho direto para o inferno. Apesar do nome, não, não se trata de jeito nenhum das penas de um pássaro chamado morte.

Simples, apresenta bem o artigo e é engraçada (ou não, aí vai do seu senso de humor, não temos nada a ver com isso...).


Adicionando

  • Todo número ou ano deve vir com um link. (ie. [[um]], [[Dois]], [[5]], [[1991]], [[mil novecentos e noventa e um]])
  • Estrangeirismos (palavras vindas de outro idioma) em itálico na primeira vez que aparece. (ie. ''fuck you'')
    • Inclui termos adaptados. (ie. Eu estou ''floodando''.)
  • Em caso de siglas ou outros nomes coloque-os negritados entre parênteses com "aka.". (ie. A '''Segunda Guerra Mundial (aka. '''2ªGM''', '''"''WWII''"''' ou ainda '''"''WW2''"''')'')
    • Em caso de sigla, expanda-a. (ie. A '''Universidade Federal de Santa Catarina''' (aka. '''UFSC''') é [[um]]...)
  • Estamos em 2020 e não em 7826!!!! Se for inevitável trabalhar com estes anos, use {{Futuro}}!!!


Seções

A etapa mais simples também é a mais importante: Separar seu artigo em assuntos!

Vamos supor que em seu artigo sobre a Lituânia você fala sobre as roupas, a culinária, os hábitos locais e a história do país. Se você escrever tudo isso junto fica um bolo de letras, desagradável de ler. Separar em parágrafos também não ajuda muito. Então crie seções e resolva o problema! Prefira fazer no mínimo uma seção no seu artigo, não deixe um oceano de palavras, ok?

Como separo em seções?

Primeiramente, separe os assuntos em ordem de importância. Você resolve deixar nessa ordem: história do país, hábitos locais, culinária e roupas. Com isso feito, divida tudo: ==Nome da seção== irá criar uma seção grande, ===Nome da seção=== irá criar uma seção menor, ou uma subseção, ====Nome da seção==== irá criar uma seção menor ainda, etc. Veja:

Código
Resultado

== 1ª seção ==

:Primeira coisa a escrever

=== Sub-seção ===

*A balela é fundamental

==== Sub-sub-seção ====

Meu amigo (amigo nada, nem te conheço) '''escute''' bem o que eu vou ''dizer'', agora pare pra '''''pensar'''''

== 2ª seção ==

;Satã é meu amigo, brother lá da facul: Curte baseadinhos e mergulhos na cachu...

=== Sub-seção ===

Blá blá


1ª seção

Primeira coisa a escrever

Sub-seção

  • A balela é fundamental

Sub-sub-seção

Meu amigo (amigo nada, nem te conheço) escute bem o que eu vou dizer, agora pare pra pensar

2ª seção

Satã é meu amigo, brother lá da facul
Curte baseadinhos e mergulhos na cachu...

Sub-seção

Blá blá


Crystal Clear app xmag.pngLembre-se: Não coloque as primeiras letras das palavras do título em caps lock se não precisar (exemplo: == Exemplo De Título Com Letras Maiúsculas ==), e muito menos com todas as letras em caps lock, poupe os olhos dos descíclopes...


Imagens

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Desciclopédia:Tutorial/mídias

Elas podem estragar a wikificação de um artigo. Em alguns casos, há muitas imagens pra pouco texto (ainda mais em artigos de anime...), o que faz elas passarem do final do artigo, deixando o artigo com um espaço vazio desnecessário e empurrando as predefinições de fim de artigo lá pra baixo. Nesses casos, você pode usar uma galeria — que são mais famosas pela putaria contida nelas — que fica normalmente antes da seção == Ver também == e depois da seção == Conclusão ==, se tiver. O ideal é usar apenas uma imagem para cada seção do artigo, exceto se a seção couber mais de uma imagem pois tem muita encheção de linguiça no texto. Embora o habitat natural das imagens seja do lado direito, é importante alternar os lados que as imagens ficam, com os códigos right e left.

Tem também as imagens que são empurradas por predefinições laterais (como a {{Guia}}, que está ali em cima!), estragando o layout, ou simplesmente imagens sendo usadas de jeitos e em lugares errados. É normal, não morderemos vocês por isso. Pra ter uma ideia de como colocá-las, veja como elas são usadas em bons artigos, é o melhor jeito de melhorar a qualidade da sua edição e evoluir na finíssima arte de escrever merda corretamente.


Adicionando links internos

Com certeza a etapa mais importante para se wikificar um artigo! Links internos são aquelas palavras azuis no meio dos artigos, que quando você clica leva para qualquer página da Desciclopédia, geralmente referente à palavra que você clicou. Todos os artigos precisam de pelo menos alguns links internos.

Como criar?

Para criar um link interno você simplesmente escreve a palavra entre 4 colchetes, por exemplo assim: [[Desciclopédia]], isso irá tornar a palavra azul quando você publicar o artigo, assim: Desciclopédia, quando você clicar nela irá para a página sobre a Desciclopédia.

Tiaaaa eu fiz o que você falou mas a palavra apareceu vermelha, não azul!!

Isso é porque ela leva a um artigo que não existe ainda. Por exemplo: se você está escrevendo em um artigo "...na Lituânia a prática de cheirar [[gatinhas]] é muito popular...", e quando você publica o artigo a palavra aparece em vermelho, assim: gatinhas, é porque existe uma página sobre gato, mas não sobre gatinhas!!

Será que vou ter que criar outro artigo só para gatas pequenas e no plural??

A resposta é não: para que uma palavra leve para um artigo com outro nome, escreva [[nome do artigo a ser linkado|palavra que você quer que apareça no seu artigo]], ou seja: escrevendo [[gato|gatinhas]] o resultado será gatinhas!

A Desciclopédia diferencia maiúsculas de minúsculas, então certifique-se que escreveu EXATAMENTE como está no título de outro artigo.

Dicas importantes

  • Se poucos links deixam seu texto ruim, excesso de links desnecessários deixam ele pior ainda! O ideal é manter um equilíbrio, observe alguns artigos para ter uma ideia de quantos links criar.
  • Não repetir links mais de uma vez. Você não precisa linkar todas as palavras "você" por exemplo, você linka só a primeira ocorrência da palavra e as outras aparições da palavra não precisam ser constantemente linkadas (como em qualquer enciclopédia).
  • Linke apenas os termos que agregarão a um eventual aprofundamento do artigo. Colocar link na palavra "não" é absolutamente desnecessário.


Criando links externos

Se quiser adicionar um link para outro site, digite, por exemplo, [http://www.uol.com.br UOL]. Isso irá gerar um link para o site UOL.

Links externos são usados em pequena quantidade e só quando forem muito importantes para o artigo, e são geralmente colocados em uma seção própria, geralmente chamada de Ligações externas, no final do artigo. Sobre as seções e como organizá-las, a explicação já está lá em cima.

Linkar com outras Desciclopédias (interwikis)

Embora seja muito mais importante linkar os artigos dentro da nossa Desciclopédia em português, é legal também ter outras versões em outras línguas do mesmo artigo. Para isso, o sistema funciona um pouco diferente. Para você linkar um artigo através de um interwiki que aparece na barra de navegação da esquerda (para o artigo Darth Vader, por exemplo), o código é o seguinte:

[[Código da língua:Título do artigo]]

Os interwikis devem estar listados sempre no fim do artigo, após a listagem das categorias. O código da língua são as duas letras do padrão ISO 639 (embora em algumas ocasiões raras existam interwikis com mais de duas letras).

Como fazer um link normal para um artigo de outra língua

Também é possível fazer um link normal para um artigo de outra língua como se ele fosse um artigo da nossa Desciclopédia (ou seja, sem que ele seja tratado como um interwiki que fica automaticamente no menu "outras línguas"). Para isso basta acrescentar dois pontos antes do código da língua. Exemplo:

[[:nl:IJsjesland]] que resulta em nl:IJsjesland
[[:nl:IJsjesland|Islândia]] que resulta em Islândia

Veja lista completa das interwikis disponíveis. Por exemplo, o código para inglês é "en" (english), alemão "de" (deutsch), português "pt", etc. Aqui vai uma lista dos prefixos das 5 maiores Desciclopédias (do dia 8 de abril de 2020):

  • pt - Português, Desciclopédia
  • en-gb - Inglês Britânico, Uncyclopedia
  • en - Inglês Simples, Uncyclopedia
  • bar - Bávaro, Stupidedia
  • ja - Japonês, Ansaikuropedia


Concluindo

Você gastou tempo fazendo seu artigo, e agora ele está mocinho, feliz e completo! Seu artigo está formado e em breve será empalado por algum descíclope.

  • Se encontrarem um artigo mal-formatado ou com ortografia deplorável adicionem a seguinte predefinição:{{Wikify}}:
Wikify.png Por favor formate este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo. NÃO REMOVA ISSO ANTES DE TER CERTEZA ABSOLUTA QUE O ARTIGO JÁ FOI COMPLETAMENTE "WIKIFICADO".
Se você ainda não sabe como wikificar um artigo, leia o nosso Tutorial Wiki!


POST SCRIPTVM: As páginas da Categoria:AAAAA têm "licença poética" para certos erros!!!

Ver também