Borduguês:
|
Ardigo em destague
Belo Horizonte (belzonti, em mineirês) é a maior cidade de Minas Gerais, o que não quer dizer muita coisa. Também foi a primeira cidade brasileira a ser conhecida por uma sigla (BH) e a ganhar um apelidinho idiota, Beagá, donde derivaram Sampa, Floripa e Jequitinhonha, entre outras imbecilidades. Se a Austrália é a maior ilha do mundo, Beagá é a maior roça descoberta do planeta. Ainda que esteja repleta de tecnologia e avanços, como o último lançamento da carroça voadora, puxada por um jumento mecânico, os habitantes tendem a conservar estados de espírito quase amish. As diversões dessa população se restringem a "psiá na Savassi", "psiá no chópi" (falando bem pausadamente), "vê jog'do Cruzeiro no domingo" e "vê jog'do Galo no domingo, sô" (também pausadamente pronunciado). A distância da praia torna os habitantes da cidade profundamente infelizes, deprimidos e paranóicos, em especial pelo fato de a temperatura média da cidade ficar em torno dos 38º durante o ano todo. Somente em dezembro os beaguenses viajam para o litoral (não para a praia) no Espírito Santo, onde ficam satisfeitos em chamar aquilo de mar e aquilo de areia, visto que, em Beagá, areia é só de construção e água salgada é pra fazer macarrão no domingo.
Evendos rezendes
Nezde dia...
Valando nizo, vozê zabia...
|
Abresentação
Bem-vindo(a) à Desziglobédia, uma (dez)enziglobédia esgrida com a golaboração de zeus leidores. A Desziglobédia é um zite de humor debochado e seu gondeúdo não debe zer levado a zério. Dodas as nozas regras e bolídicas gonvergem para um só bringípio: zer engrazado e não abenas idioda. É um bringíbio amoral, mas que imblica numa édica subjagente. Significa que, no âmbito da Desziglobédia, só bodem ter brogedênzia as grítigas que se refiram à qualidade diverdida de um ardigo. Não tem, bordando, nenhum sendido dendar defender os méridos morais ou ardízdicos de algo que você gosta (banda, filme, personalidade, brograma, gâme, etc.) e que tenha zido zaganeado num ardigo da Desziglobédia. Ezas coizas não inderezam nem um honorável bouquinho aqui.
Bardizibação
Dodos bodem bublicar gondeúdo onrine desde que não sejam vândalos ou desresbeidem as regras.
Dendre as diverzas báginas de ajuda à zua disbozizão, estão as que esbligam como griar um ardigo, edidar um ardigo ou inserir uma imagem. Em cazo de dúvidas, não hesite em bergundar e dar sua abnião.
Gomunidade
A gomunidade bem crezendo dia bós dia. Borém brezisamos de mais golaboradores para bodermos ambliar o número de ardigos em língua borduguesa e expandir, melhorar e gonzolidar os que já exisdem.
Brojetos irmãos
A Desziglobédia existe graças à entidade sem fins lucrativos Fundazam Desziglomidia. A Desziglomidia opera vários projetos em diversas línguas, sempre com gondeúdo livre:
|
Desciclopédias em línguas que você conhece:
Português · Portuñol · Portuguêsio · Portuguese · Borduguês · mIgUxEiX · Otakês · Cebolês · Dercy Gonçalves · Dragolês
AAAAAA · Zona Leste · Lulanês · Narrador da sessão da tarde
· Sanduíchês-íchês · Tevez · Ricaçês· Galvão Buenês
Narrador do Winning Eleven · Tiopês · Quevedo · Olavês · Joelsantanês · All Your Base · Privado · Nazipédia
Maconhapédia · Orkutpédia · Youtubepédia · Youtube Poop · Pornô · Alborghetês · Desciclopédiahasaproblem
Playsson · RPGês · Favelês · Francês aportuguesado · Alemão aportuguesado · Mandarim aportuguesado · Telemarketing
Pudimpédia · Spampédia · Strangerpédia· Portal Nostalgia · Halloweenpédia · ZA WARUDO! · Worms
Português Simples · Dr. Roberto · Capitão Nascimento · Reversal Russa · Pai de Família
Porque não se deve deixar IPs editarem a página principal · Comicbookguy
Desciclopédias em línguas que você finge que conhece:
English (Inglês) · Español (Espanhol)
Desciclopédias em línguas que você não conhece:
中文 (Chinês) – Suomi (Finlandês) – Norsk (Norueguês) –
Русский (Russo) –العربية (Árabe) –
Valencià (Valenciano)
Dansk (Dinamarquês) –Ελληνικά (Grego) –עברית (Hebraico) –Magyar (Húngaro) –Nederlands (Holandês) –ייִדיש (Iídiche)