Desciclopédia:Categorias

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar

Para os artigos da Desciclopédia, a categorização destes é uma prática muito importante para que se possa identificar e localizar um artigo segundo o tipo de assunto que ele sugere ou faz parte, além de servir para o usuário interagir com outros artigos de assuntos similares a este. Este tutorial básico o ajudará a entender o conceito de categorização e sua importância.

Como categorizar um artigo?[editar]

Existem duas formas básicas:

  1. Você, antes de enviar o artigo, coloque o código [[categoria:Nome da Categoria]] ou [[Categoria:Nome da Categoria]] Nota: Obviamente você deve trocar o "Nome da Categoria" pelo nome da categoria que o artigo deve pertencer, como exemplo "Coisas que o Doutor Roberto não aprova" ou "Super heróis". Veja uma lista completa de categorias existentes atualmente em Especial:Categories.
  2. Coloque uma predefinição que já redirecione a uma categoria. Ex: {{Pantanal}}. Veja como colocar uma predefinição em Como colocar predefinições.

Como criar uma categoria?[editar]

Em primeiro lugar procure saber se a categoria que você quer criar não existe. Após isso, coloque num artigo que você quer testar a dita categoria. Embaixo do artigo aparecerá a categoria em vermelho, significando que a mesma ainda não existe. Clique nela e coloque alguma coisa que tenha a ver com a categoria.

Quando NÃO criar uma categoria?[editar]

Não se deve criar categorias que nunca terão mais de 1 artigo. Por exemplo, um autor que escreveu só 1 livro não deve ter uma categoria como Categoria:Livros de Stephen King que escreveu vários livros.

Mas e se há potencial para surgir vários artigos para determinada categoria, mas no momento existe apenas 1 artigo para aquela categoria? Aí nesse caso a categoria pode ser criada. Por exemplo: Se, hipoteticamente, a Categoria:Livros de Stephen King tivesse só 1 artigo, ela poderia ser criada mesmo assim, pois há visível potencial de que mais artigos podem ser criados para serem incluídos ali.

Ver também[editar]