Sumô artístico

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Sculpture samurai.jpg

Made in Japan
Este é um artigo com tecnologia do sol nascente né.
E joga yakyû até cansar.

O sumô artístico é uma arte marcial esportiva e dançante, criada no Japão há muito tempo atrás, muito mesmo. O sumô artístico é um esporte olímpico, podendo ser executado individualmente ou em grupos.

História do esporte[editar]

Apresentação do sumô sincronizado

No Japão, os lutadores de sumô eram também dançarinos. Eles faziam shows de danças para o imperador. O espetáculo era muito bonito, mas depois de um tempo, a dança dos lutadores de sumô se tornou algo vulgar, quando o uso de fios-dentais próprios do sumô se tornou moda. Então os lutadores de sumô dançarinos resolveram criar um esporte, onde pudessem dançar livres, leves e soltos. Era criado então o sumô artístico. O esporte evoluiu e hoje já é o terceiro esporte mais praticado do mundo, depois do futebol e do lançamento de discos.

Divisões do sumô artístico[editar]

O sumô artístico é um esporte olímpico exclusivamente masculino, com diversas formas de práticas, e se divide em 7 modalidades: Sumô rítmico, sumô sincronizado e sumô atlético.

Sumô rítmico[editar]

Demonstração de Sumô Rítmico

Um esporte dançante e individual. Para praticar este esporte, o ginasta precisa ter, no mínimo, 100 quilos.

Para vencer, o ginasta precisa empurrar o ginasta adversário para fora da arena, com passos de balé. Pode-se usar fitinhas, bolas, argolas e bastões para derrotar o adversário. Alguns movimentos são obrigatórios, como a morte do cisne obeso.

Sumô sincronizado[editar]

Um esporte aquático e grupal (no bom sentido). Para praticar este esporte, é preciso desafiar a lei da gravidade aquática de Isaac Newton, ou seja, o praticante deste esporte precisa boiar, apesar dos muitos quilos. É obrigatório ter mais de 100 quilos.

Nesta modalidade, os envolvidos precisam afogar os adversários. Depois de afogar todos os adversários, os nadadores de peso precisam fazer movimentos artísticos na água, para conseguir uma nota boa dos jurados. O movimento obrigatório do sumô sincronizado é chamado Monstro do Lago Ness, que é aquele movimento típico do sumô sincronizado, onde somente as pernas ficam para fora, e os ginastas dão umas giradinhas. Esta é a demonstração máxima de beleza nos esportes, o que caracteriza o sumô sincronizado como uma arte.

Sumo atlético[editar]

Uma esporte de velocidade individual. No sumô atlético, os esportistas precisam empurrar os adversários para fora da pista de corrida e depois caminhar e rebolar. Ganha quem rebolar mais até o fim da corrida. Há uma pequena regra - o corredor não deve utilizar a barriga na rebolada, senão é desclassificado.

Principais equipes[editar]

Preparação para as Olimpíadas
  • Japão: Os criadores do esporte, dominam os campeonatos do sumô rítmico.
  • Rússia: Os maiores medalhistas do sumô atlético. Destaque para Gordin Baloff, recordista mundial do rebolamento com barreiras.
  • Brasil: O Brasil é representado no sumô pelos atletas Faustão, Jô Soares e Ronaldo Fofômeno. Os 3 tem grande prestígio no campo do sumô internacional pelas suas enormes façanhas e gostos por façanhas enormes de Travestis.

Ver também[editar]

v d e h