Censura

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Esta página se adequa à Nova Política de Conteúdo Sexual.
Conteúdo impróprio para menores de 18 anos! Tirem as crianças da sala! Este artigo tem conteúdo impróprio para menores!
Este artigo pode conter pornografia pesada ou leve. De preferência, leia-o de olhos fechados...

Se ele estiver cometendo uma infração à Política de Conteúdo Sexual, por favor, reporte à moderação.
M fidel 6635.jpg ESTE ARTIGO TRATA DE REPRESSÃO E DITADURA

Você deve aceitar calado(a) o que está escrito aqui sem duvidar de nada,
ou correrá o risco de sumir misteriosamente.

Censura: ame ou deixe!
Ditaduratumulo.jpg
Exemplo de como a censura é prejudicial ao desenvolvimento e atrofia a mente do povo...
Como funciona o perfeito sistema de censura no Brasil.

Cquote1.svg Você quis dizer: Não foram encontradas páginas padrão na Web contendo todos os termos de sua consulta. Cquote2.svg
Google sobre Censura
Cquote1.svg Boa Noite! Cquote2.svg
William Bonner sobre e por causa da Censura
Cquote1.svg Zecabocasujam.gif Cquote2.svg
Zeca Urubu sobre censura
Cquote1.svg Na União Soviética, a censura é censurada por VOCÊ! Cquote2.svg
Reversal Russa sobre Censura
Cquote1.svg Censura é coisa de filho da puta mal comido! Cquote2.svg
Dercy Gonçalves sobre censura
Cquote1.svg Acho a censura relativa, às vezes necessária. Cquote2.svg
Daniela Cicarelli sobre censura
Cquote1.svg Censura e você, tudo a ver! Cquote2.svg
Rede Globo sobre censura
Cquote1.svg Na China, o governo não gosta da Censura e Censura Você!! Cquote2.svg
Censura Chinesa sobre Censura
Cquote1.svg Prazer, meu nome é tentativa! Cquote2.svg
CQC sobre censura
Cquote1.svg Não fazemos ideia do que seja censura; Cquote2.svg
Burros vendidos Atores do Zorra Total sobre censura
Cquote1.svg Tem que ser selado, registrado, carimbado, avaliado e rotulado se quiser voar! Cquote2.svg
Raul Seixas sobre censurarem seu disco voador

Censura é a restrição da liberdade de expressão e toda forma de produção cultural que possa alterar os fundamentos de um povo ou nação. A censura como instrumento de dominação cultural e impedimento da propagação cultural e revolução intelectual, no sentido moderno, é um instrumento relacionado à política e ao militarismo, através do controle midiático e é composta por uma conjunção de forças que excluem da livre difusão uma riqueza de opiniões que abrangem toda a vida, através da arte e das diversas modalidades de entretenimento. É um aspecto típico de ditaduras e outros sistemas políticos autoritários. Nos países que são governados de forma ditatorial, mas que ainda se chamam democráticos, a censura é muito menos institucionalizada, já que estes países dão muito valor à liberdade de expressão quando lhes convém.

Origens[editar]

Os princípios gerais da censura se originam na religião, que , frequentemente, tem algum líder religioso que diz a seus seguidores que qualquer coisa que não possa ser explicada é assim por causa de um decreto feito por alguma autoridade que decide o que é moralmente aceitável e o que as pessoas devem ou não devem saber, e questionar qualquer um desses dogmas vai contra a religião e sua(s) respectiva(s) divindade(s). Isto assegura que as pessoas vão aceitar qualquer coisa, garantindo a obediência à autoridade. Um indivíduo que procura e obtém conhecimento considerado proibido ou inacessível é considerado como um traidor e tratado como um pária para a sociedade. Este conceito se assemelha muito à prática moderna da censura.

Introdução[editar]

censura aplicada do jeito certo.
censura aplicada do jeito errado.

O propósito da censura é a manutenção e renovação do status quo, evitando alterações de paradigma em diversos grupos e a consequente vontade de mudança com relação à estrutura social em questão. Desta forma, a censura não deve ser confundida com censo, que é uma questão quantitativa relacionada à massa sob a forma de pesquisa, mas relacionada com senso, uma vez que não é através do bom senso que procura também evitar que certos conflitos e discussões se estabeleçam, evitando ou protelando, inclusive, revoluções absolutamente necessárias como as que estão ocorrendo atualmente de forma cultural, silenciosa e não violenta em diversos países , inclusive no Brasil .

A censura pode ser explícita, no caso de estar prevista na lei, regulamentando para um propósito nada democrático que a informação possa ser publicada ou acessível.

Após ter sido analisada previamente por uma entidade censora que determina se essa informação é proibida ou livre o suficiente para não ameaçar o grupo no poder, a divulgação, passa então para o território público, onde poderá ser trabalhada pelo imaginário da população, mas sempre de forma mediada a ponto de, ao menor índice de ameaça à cultura dominante, ser padronizada e adequada aos moldes que são considerados ideais por um Estado paternalista , e autoritário .

Com relação à produção cultural, seus autores podem, graças a este tipo de entidade governamental, serem enviados, na forma de extradição ao exterior para países que os acolherão, o que poderá tornar-se numa longa temporada como já ocorreu com inúmeros artistas engajados do mundo inteiro. Este trabalho do governo sobre a cultura faz com que de forma irônica e natural, ela se desenvolva com maiores potencialidades e com muito mais profundidade do que em períodos onde não há conflitos políticos e econômicos.

A censura pode ser:

  • Explícita: Censura que tenta manipular de forma descarada toda a informação possível e não ajuda a consolidarum diálogo construtivo, especialmente em temas atuais ou erros cometidos no passado. É utilizada pelos meios de comunicação, contando tudo o que lhe interessa. Exemplo: A guerra no Iraque.
  • Intimidação política: Aprovam-se leis para impedir a liberdade, que fazem com que certas informações nocivas aos detentores do poder político, sendo elas verdadeiras ou não , sejam publicadas ou difundidas. Exemplo: os escândalos de corrupção dos filhos de Jair Bolsonaro.
    • Censura popular: Quando o povo tem medo de que expressar-se ou apoiar a liberdade de expressão de alguns maquiavélicos, escutar suas opiniões para algum assunto que não seja de agrado do governo, sobre a ameaça de perder direitos ou privilégios que demoraram muito tempo para se obter , coisas imprescindíveis como: Uma melhoria na vida, ou a redução na possibilidade de se perder a qualidade de vida, trabalho, status na sociedade ou na academia, ou sua credibilidade profissional ou acadêmica.


A Censura Contemporânea[editar]

A Censura sendo usada para esconder cenas explicitos de putaria e sacanagem animal

Atualmente a aplicação da censura pode ser driblada mais eficazmente, graças à internet, que fornece um acesso fácil anônimo e rápido a dados sem fronteiras geográficas e portanto, descentralizado. Isso garante que a cultura e a inovação paradigmática chegue lentamente, modificando novas fronteiras que passam então, a iniciar novos ciclos de desenvolvimento cultural baseados em seu novo estado.

Como as leis estatais são independentes, os sistemas de partilha de ficheiros peer-to-peer, como a Freenet quebram toda e qualquer possibilidade de patrulhamento da informação dentro de um Estado, promovendo assim, a inviabilidade do policiamento nos moldes da censura moderna.

O uso cotidiano da censura promove um movimento de defesa bastante corrosivo que é a autocensura, quando os produtores culturais e formadores de opinião evitam questões conflitivas e divergentes, ou mesmo convergentes, que adotam uma posição neutra que é realtivamente pacífica mas polêmica, pois não produz desenvolvimento crítico e renovação cultural.

Na República das Bananas e no Brasil o Youtube foi censurado por mostrar cenas do escândalo conhecido como a rapidinha no mar.

O resto do artigo também foi censurado apesar de a Dercy Gonçalves achar desnecessário.

Efeitos negativos na Sociedade[editar]

Hoje, a censura tem um impacto bastante autoritário, nunca chegando a ser considerada como um aspectopositivo. Em países como China e Estados Unidos, tal prática e usada para preservar a proibição da divulgação de certas informações, servindo também como instrumento de limitação da liberdade de expressão e de manipulação da opinião pública, suprimindo opositores para passar a imagem de uma pretensa ordem.

Censura na Desciclopédia[editar]

Como a Desciclopédia pode provar que seu conteúdo nunca é censurado? Isto é simples. Nós não podemos controlar este aspecto, pois esta é uma enciclopédia livre de conteúdo, governada por um grupo de administradores opressores que controla o resto de seus usuários com mão de ferro. A falta de censura na Desciclopédia é feita com propósito humorístico. Nenhuma parte do artigo foi censurada em nome da liberdade de expressão ou do suposto humor de baixo calão ou qualidade.

Exemplo[editar]

Exemplos de países e períodos onde a cultura e a liberdade foi amplamente trabalhada e mutilada por entidades censoras, são:

  • Inquisição, promovida pela Igreja Católica, entre 1183 e 2010], no mundo inteiro.

Exemplo de censura na TV, contra o bom português, que a sua mãe ensina.

OBS.: Como ler o texto: Deixe o cursor sobre o seu rabo

Ver também[editar]