Nezahualcóyotl

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar

Cquote1.svg Nezahualcóyotl!! A Pindamonhangaba mexicana! Cquote2.svg

NezahualcóyotlO quê!?? (pronuncia-se nesawaɬˈkojoːtɬ - não ajudou muito), apelidada de Neza porque ninguém merece ficar falando "Nezahualcóyotl" toda hora, é uma cidade no México no México, conhecida pelo seu nome bizarro, que em asteca significa o coiote marrom que corre atrás do papa-léguas, uma famosa lenda local que diz que os primeiros habitantes astecas perceberam que chegaram na terra prometida ao avistarem um coiote caindo em cima de um cacto após uma tentativa fracassada, porém cômica, de pegar um papa-léguas, ave sagrada na cultura meso-americana.

História[editar]

Situação do trânsito no horário do povo ir trabalhar na Cidade do México.

Inicialmente, Nezahualcóyotl era o centro filosófico, militar, arquitetônico, poético e político de Texcoco, principal província Asteca. A cidade foi inclusive rapidamente retratada no filme Apocalypto com perfeição.

Sabe-se que foi tomada pelos malignos espanhóis, que depois viriam a se transformar em mexicanos (uma mistura bem humorada de espanhóis e índios). A cidade acabou sendo determinante no processo de independência do México, pois foi lá que o herói nacional e mestre jedi Miguel Hidalgo fez aliança contra Chapolin Colorado, o libertador de Teotihuacan.

Nezahualcóyotl é uma cidade de muita história, apesar de atualmente não passar de uma imensa favela na região metropolitana da Cidade do México onde se escondem os criminosos da capital. É como o que Luziânia é para o Distrito Federal do Brasil.

Economia[editar]

Cidade de economia tipicamente mexicana, abriga um dos maiores mercados populares/feira livre da América Latina, superando inclusive a Rua 25 de Março em São Paulo. Lá são encontrados de tudo, tênis, discos, roupa, mais discos, jogos de PlayStation 2, pastéis, tequila, vibradores, roupas usadas, cuecas usadas, óculos, relógios, produtos eletrônicos, DVDs por 1,99 pesos mexicanos, CDs MP3, iPods, celulares e Windows XP, tudo original pirata da mais suspeita procedência.

Transportes[editar]

Nezahualcóyotl não passa de uma cidade dormitório da Cidade do México, logo seu transporte público é incrivelmente caótico. As linhas de ônibus que ligam Nezahualcóyotl à Cidade do México fazem parecer latas de sardinha confortáveis. Ter um carro não é a solução, pois não deixará de ficar preso 6 horas no trânsito infernal. Motos também não adianta, no primeiro descuido terá seu veículo roubado. Há o metrô, todavia as suas estações só levam para os lugares mais sem noção da cidade.